Ir para o conteúdo principal
European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations

Conferência Internacional em Solidariedade com os Refugiados e Migrantes Venezuelanos e os seus Países e Comunidades de Acolhimento de 2023

Banner with 2 people and conference title and dates.

A crise de deslocação das populações venezuelana é uma das maiores do mundo. Em dezembro de 2022, estimava-se que mais de 7,1 milhões de venezuelanos tinham fugido do seu país.

O custo de vida crescente, as consequências da pandemia de COVID-19, a falta de documentação e estatuto regular e as elevadas taxas de desemprego aumentaram a vulnerabilidade dos refugiados e migrantes venezuelanos, o que dificulta a muitos a reconstrução das suas vidas e a integração nas comunidades de acolhimento.

A Conferência Internacional em Solidariedade com os Refugiados e Migrantes Venezuelanos e os Países e Comunidades de Acolhimento de 2023 visa manter a visibilidade da crise e continuar a apoiar os países de acolhimento na região da América Latina e Caraíbas que estão a empreender esforços significativos para acolher e integrar os refugiados e migrantes venezuelanos.

O evento é coorganizado pela União Europeia e pelo Canadá, em estreita colaboração com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Plataforma Regional de Coordenação Interagências para Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V).

A Conferência conta com a participação de uma vasta gama de agentes, incluindo governos de acolhimento, organizações internacionais, agências da ONU, doadores, setor privado e a sociedade civil, incluindo refugiados e migrantes.

Data e objetivos

A Conferência de 2023 terá lugar nos dias 16 e 17 de março de 2023 em Bruxelas, em formato híbrido.

O evento centrar-se-á na importância de uma ação coordenada ao nível da relação humanidade-desenvolvimento-estabilização. Visa alcançar os seguintes objetivos:

1. Destacar os progressos importantes realizados até à data: os participantes partilharão atividades e resultados alcançados até à data em resposta à crise.

2. Manifestar solidariedade para com os países e comunidades de acolhimento, inclusive através da mobilização de recursos adicionais: permitir a expressão de apoio aos países e comunidades de acolhimento por um vasto leque de recursos de agentes nas suas respetivas capacidades e possibilidades.

3. Sensibilizar para as principais oportunidades, áreas prioritárias, lacunas e desafios: estas questões serão abordadas durante o evento, incluindo através de apresentações temáticas, vídeos e intervenções.

4. Criar uma oportunidade para um maior envolvimento do setor privado e identificar ações futuras concretas para manter o foco na crise e envolver um leque mais vasto de partes interessadas na resposta.

Sessões da conferência


 

Eventos

Próximos eventos

  • Mesa-Redonda Setorial da Plataforma Regional de Coordenação Interagências para os Refugiados e Migrantes da Venezuela

    15 de março — das 9h00 às 17h00 CET — Centro de Congressos Albert Borschette (Rue Froissart 36, 1040 Etterbeek)

    Transmissão via Internet

 

  • Análise pública do Documentário «The Journey of never Ends: Leaving Everything Behind to Start Again» (45')

    16 de março — 19h00-20h00 CET — Cinéma Galeries (Galerie de la Reine, 26, 1000 Bruxelas)

 

  • 15 a 27 de março «Exodus» — Edifício Berlaymont (fora das instalações)

    Fotografia de Nicolò Filippo Rosso que documenta a vida dos refugiados e migrantes venezuelanos na América Latina

Eventos anteriores

  • Na preparação da conferência, a UE, o Governo do Canadá e as organizações da sociedade civil realizaram um diálogo de alto nível que terá lugar em formato virtual em 9 de março. Saiba mais.

Fichas informativas e documentos

  • 15 DE MARÇO DE 2023
LAC RMD Coalition Statement
  • 4 DE MAIO DE 2023
Venezuela Solidarity Conference 2023 Report