Ir para o conteúdo principal
European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations
rescEU
© União Europeia, 2019
rescEU

O que é?

A Comissão Europeia atualizou o Mecanismo de Proteção Civil da UE e criou o rescEU para continuar a proteger os cidadãos contra catástrofes e gerir os riscos emergentes. 

O rescEU foi criado como uma reserva de capacidades europeias, totalmente financiada pela UE. Inclui uma frota de aviões e helicópteros de combate a incêndios, um avião de evacuação médica e uma reserva de artigos médicos e hospitais de campanha que podem responder a emergências sanitárias.

A reserva rescEU inclui também abrigos, meios de transporte e logística e artigos de abastecimento de energia.

Estão também a ser desenvolvidas reservas para responder a riscos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN). Estas incluem descontaminação e deteção, bem como reservas de contramedidas médicas QBRN.

Porque é que é importante?

A UE desempenha um papel fundamental na coordenação da resposta a catástrofes na Europa e não só. Nos últimos anos, as catástrofes afetaram todas as regiões da Europa, causando centenas de vítimas e milhares de milhões de euros de prejuízos em infraestruturas e no ambiente.

As epidemias, as inundações repentinas, as tempestades, os incêndios florestais, os terramotos e as catástrofes de origem humana exercem uma pressão constante sobre as capacidades de resposta dos países. Além disso, as preocupações com a segurança tornaram-se mais complexas e prevê-se que as alterações climáticas agravem o impacto das catástrofes no futuro.

2 people handing over a box from a plane
© União Europeia, 2020

Os conflitos no continente europeu, as condições meteorológicas extremas e as ameaças emergentes, como a COVID-19, ultrapassaram a capacidade dos Estados-Membros de se ajudarem mutuamente, especialmente quando vários países enfrentam simultaneamente o mesmo tipo de crise.

Nesses casos, quando os Estados-Membros precisam de um reforço para dar uma resposta forte às crises, a UE proporciona um nível adicional de proteção. Através da reserva rescEU, a UE assegura uma resposta mais rápida e abrangente.

Como estamos a ajudar?

Quando a escala de uma emergência ultrapassa as possibilidades de um país responder por si só, este pode pedir assistência através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.

Uma vez ativado, a UE canaliza a assistência dos seus Estados-Membros e dos 10 Estados participantes através do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência.

Para garantir uma resposta ainda mais eficaz às catástrofes, a reserva rescEU foi criada em 2019 como um nível adicional de proteção.

Guerra na Ucrânia

Na sequência da invasão russa à Ucrânia e das necessidades médicas conexas para os ucranianos no país e em toda a região, a UE mobilizou serviços de evacuação médica, bem como assistência das suas reservas médicas/QBRN, de energia e de abrigos do rescEU, alojadas em vários locais em toda a UE.

rescEU em resumo

Factos e números

O rescEU é um nível adicional de proteção dos cidadãos na Europa, integrado no Mecanismo de Proteção Civil da UE.

O rescEU reforça a preparação europeia para as catástrofes.

Responde a crises na Europa e além ao criar capacidades como:

  • recursos para incêndios florestais
  • capacidades médicas
  • capacidades químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (QBRN)
  • reservas estratégicas de materiais médicos e QBRN
  • abrigos móveis
  • transporte de emergência
  • abastecimento de eletricidade

O rescEU é financiado a 100 % pela UE, incluindo os custos de aquisição, operações e manutenção.

Última atualização: 14/05/2024