Ir para o conteúdo principal
European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations
1 of 1
Emergency Response Coordination Centre
© União Europeia, 2018 (fotógrafo: Ezequiel Scagnetti)
Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE)

O que é?

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE) é o núcleo do Mecanismo de Proteção Civil da UE. Coordena a prestação de assistência aos países afetados por catástrofes, nomeadamente em termos de bens de emergência, conhecimentos técnicos, equipas de proteção civil e equipamento especializado.

O centro assegura a rápida mobilização do apoio de emergência e atua como plataforma de coordenação entre todos os Estados-Membros da UE, os 10 Estados participantes adicionais, o país afetado e os peritos em proteção civil e ajuda humanitária.

O CCRE funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Pode ajudar qualquer país, dentro ou fora da UE, afetado por uma catástrofe de grandes proporções, a pedido das autoridades nacionais ou de um órgão da ONU.

Porque é que é importante?

Uma resposta bem coordenada às catástrofes de origem humana e aos riscos naturais a nível europeu pode evitar a duplicação de esforços de socorro. Pode também garantir que a assistência seja adaptada às necessidades das pessoas afetadas.

Para reduzir os encargos para os Estados contribuintes, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência pode estabelecer uma ligação direta com as autoridades nacionais de proteção civil do país em causa. O centro pode também apoiar financeiramente o envio de equipas e meios de proteção civil para o país afetado.

FST ERCC_EUCPM_Activation_Map_2022

Como estamos a ajudar?

Cooperação em matéria de proteção civil e desenvolvimento da capacidade de resposta a emergências da UE

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência dispõe de um sistema de serviço totalmente equipado e treinado. A sua presença permanente assegura uma monitorização em tempo real e uma reação imediata, dia e noite.

O centro gere uma reserva de assistência pré-comprometida dos Estados-Membros da UE e dos Estados participantes que pode ser imediatamente mobilizada.

Estes países podem disponibilizar recursos em reserva, prontos a serem mobilizados no âmbito de uma resposta europeia mais rápida e coerente, quando necessário. A qualidade da resposta é assegurada através do estabelecimento de critérios de qualidade e de um processo de certificação.

Sala de controlo do CCRE, onde os oficiais de serviço gerem os pedidos de assistência
Sala de controlo do CCRE, onde os oficiais de serviço gerem os pedidos de assistência
© União Europeia, 2022 (fotógrafo: Pierre-Yves Jortay)

O centro pode identificar eventuais lacunas na assistência europeia e propor a forma de as colmatar através do apoio financeiro da UE.

No âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da UE, a Comissão pode cofinanciar os custos operacionais, incluindo os custos de transporte. Isto permite a prestação de assistência ao país afetado no espaço de algumas horas, com um menor impacto orçamental para quem oferece a assistência.

Em 2022, o Mecanismo foi ativado 106 vezes para responder: i) à guerra na Ucrânia; ii) aos incêndios florestais na Europa; iii) à COVID-19 na Europa e no mundo; e iv) às inundações no Paquistão.

O agrupamento de remessas para o país afetado aumenta a eficiência da resposta europeia.

Em 2021, a UE reforçou o centro com capacidades operacionais, analíticas, de monitorização, de gestão da informação e de comunicação melhoradas.

Plataforma de coordenação para a proteção civil e ajuda humanitária

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência melhora a coordenação entre a proteção civil e as operações de ajuda humanitária. Mantém uma ligação direta com as autoridades de proteção civil e de ajuda humanitária dos Estados-Membros da UE, permitindo um intercâmbio de informações em tempo real.

O centro assegura o destacamento de equipas de coordenação e avaliação compostas por peritos em ajuda humanitária e proteção civil para realizar avaliações conjuntas das necessidades.

Control room of the ERCC, where duty officers manage requests for assistance.
© União Europeia, 2022 (fotógrafo: Pierre-Yves Jortay)

Reforçar a coordenação da resposta a crises a nível europeu

O centro assegura a cooperação e a coerência da ação da UE a nível interinstitucional, centrando-se nos mecanismos de coordenação com o Serviço Europeu para a Ação Externa, o Conselho e os Estados-Membros da UE.

O CCRE funciona também como ponto de contacto central 24 horas por dia, 7 dias por semana quando é invocada a cláusula de solidariedade. Disponibiliza ferramentas de comunicação e monitorização de emergências através do Sistema Comum de Comunicação e de Informação de Emergência (CECIS), uma aplicação de alerta e notificação baseada na Web que permite o intercâmbio de informações em tempo real.

Coordenação das operações durante a guerra na Ucrânia

Em resposta à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, o CCRE tem vindo a coordenar a maior operação de emergência da UE desde a criação do Mecanismo de Proteção Civil da UE. Através desta operação, a UE canalizou milhões de produtos de emergência para a Ucrânia e a região circundante.

Resposta à poluição marinha

A UE desempenha um papel vital na resposta a emergências de poluição marinha. O CCRE pode mobilizar rapidamente a capacidade de recuperação de petróleo e os conhecimentos especializados dos Estados participantes e da Agência Europeia da Segurança Marítima (AMSA).

Factos e números

O Centro funciona 24 horas por dia e pode lidar com várias emergências em diferentes fusos horários.

Proporciona uma melhor coordenação entre as instituições europeias sediadas em Bruxelas, as autoridades nacionais dos Estados-Membros da UE e outros parceiros internacionais.

Desde 2001, o Centro coordenou a assistência mais de 700 vezes em resposta a ativações do Mecanismo de Proteção Civil da UE.

Última atualização: 27/09/2023